Siga nossas redes sociais

Com alta na conta de energia, manauaras optam por painéis solares

Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o país tem

por Clara Toledo Serafini

Com alta na conta de energia, manauaras optam por painéis solares

Reportagem: Cindy Lopes

A amazonense Karen Novo viu a conta de energia reduzir de 1.000 para 100 reais com a instalação de painéis solares. A dona de casa e o marido optaram pelo equipamento em casa após diversas faturas com preços exorbitantes e, apesar do alto investimento, o resultado no fim do mês foi satisfatório. (Ouça)

É justamente essa economia na conta de luz que tem levado diversos moradores da capital Manaus a instalarem os painéis solares.

(Foto: Infinity Sun/Divulgação)

Em uma casa, se tratando de energia, os vilões acabam sendo os equipamentos mais utilizados, como ferro elétrico, máquina de lavar e microondas. Na maior cidade da Amazônia, as temperaturas chegam a ultrapassar os 37 graus, o que faz um outro eletrodoméstico ser ainda mais utilizado, consumindo muita energia: o ar condicionado.

Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o país tem mais de 900 mil sistemas solares fotovoltaicos conectados à rede e os consumidores residenciais respondem por cerca de 77% das instalações de geração própria.

O Amazonas ainda ocupa o 20º lugar na produção de energia solar do país.

Apesar de não zerar a tarifa paga mensalmente, a geração própria de energia resulta em uma economia de até 95%, dependendo da residência.

O advogado e proprietário de uma empresa de energia solar, Bruno Ferreira, explica que além da economia, o uso dos painéis fotovoltaicos tem benefícios ambientais. (Ouça)

E foi pensando nisso que, há dois meses, a ambientalista Valcleia Solidade instalou o equipamento em casa. (Ouça)

Segundo a Absolar, o Brasil deve registrar recorde de crescimento do mercado neste ano.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress