Nove meses depois do início da campanha de vacinação contra a Covid-19, o Amazonas alcançou a marca de 60% da população vacinada com pelo menos uma dose e quase 36% da população totalmente imunizada.
O estado apresenta o maior porcentual de vacinação em relação aos outros estados do Norte do país. As informações estão disponíveis no Painel desenvolvido pela Fiocruz.
A resistência de alguns públicos em tomar a vacina ainda é uma das dificuldades enfrentadas para aumentar os índices. A secretária titular da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus, Shádia Fraxe, alerta para a necessidade de quem ainda não foi receber a segunda dose comparecer a um dos pontos de vacinação. (ouça)
Depois do Amazonas, o Pará e Rondônia registram pouco mais de 31% de suas populações com o esquema vacinal completo. O Acre e o Tocantins apresentam pouco mais de 30%. Já no Amapá e em Roraima, esse índice está abaixo de 23%.
Para o infectologista, Marco Aurélio Safadi, mesmo com a melhoria dos indicadores, ainda é preciso ter cautela e manter cuidados de prevenção. Ele lembra ainda que o índice de internações tem caído, uma relação direta com o número de pessoas vacinadas. (ouça)
O ministro da saúde, Marcelo Queiroga, informou que para atingir o maior número de pessoas vacinadas, foi aumentada a vacinação com a terceira dose para idosos acima de 60 anos.
Em nível nacional, o porcentual da população que já recebeu a segunda dose ou a vacina de dose única é de quase 43%.
Reportagem: Guilherme Guedes
Foto: Reprodução; Michael Dantas/Secom