Mais de 19 toneladas de drogas são apreendidas no Amazonas durante operações da Polícia Civil em 2024. O trabalho investigativo também resulta na conclusão de 26.970 inquéritos policiais com autoria definida, encaminhados ao Poder Judiciário. Os dados são da Divisão de Recebimento e Análise de Dados (DRAD).
O número representa um aumento de 56,1% na quantidade de drogas retiradas de circulação em comparação a 2023, quando foram apreendidas 12,3 toneladas.
O delegado-geral da PC-AM, Bruno Fraga, afirma que o enfrentamento às organizações criminosas segue como prioridade, uma vez que diversos outros crimes decorrem dessa atividade ilícita.
Segundo ele, a aquisição de novas ferramentas, o reforço do efetivo com a convocação de novos concursados e melhorias na infraestrutura da instituição contribuíram para os números alcançados.
Entre as apreensões, a Operação Jomini, em fevereiro, retirou 2,8 toneladas de drogas de circulação, além de armamentos e veículos, resultando na prisão de três suspeitos. No mesmo mês, a Operação Déjà Vu apreendeu cerca de uma tonelada de drogas no rio Solimões.
Em maio, uma ação conjunta do DRCO com o Comando de Operações Especiais (COE) da Polícia Militar e apoio da Polícia Civil do Rio de Janeiro apreendeu cerca de uma tonelada de maconha tipo skunk em Iranduba.
Já em agosto, 1,2 tonelada de entorpecentes, incluindo maconha tipo skunk e cocaína, foi encontrada em um caminhão próximo ao Porto da Ceasa, na Zona Sul de Manaus.
Da redação.