Os vereadores da Câmara Municipal aprovaram a tramitação em regime de urgência do pedido de empréstimo de R$580 milhões da Prefeitura de Manaus.
Agora, o projeto passa por análise de comissões. A previsão é que a votação ocorra na próxima quarta-feira (6).
O pedido de urgência do Projeto de Lei do executivo municipal teve 17 votos contrários, mas foi aprovado com 21 favoráveis. A sessão teve três ausências, o presidente da CMM, vereador Caio André, a vice-presidente Yomara Lins e o vereador Daniel Vasconcelos.
O recurso deverá ser aplicado para as obras de infraestrutura, incluindo construção e revitalização de parques, desassoreamento dos igarapés e desapropriação para fins de Regularização Fundiária, entre outros.
Segundo o líder do prefeito, vereador Fransuá Matos (PV), o empréstimo, não vai gerar grande impacto nas contas públicas.
O parlamentar pediu ainda que algumas informações fossem alteradas no PL. (Ouça)
A base do executivo municipal, em apoio ao PL, solicitou que a votação entrasse em discussão para pedir apoio na votação.
O vereador, Marcelo Serafim, se manifestou contrário a decisão. (Ouça)
Os vereadores analisaram ainda 40 PL’s. Entre eles o de autoria do vereador Jaildo Oliveira que proíbe a instalação de aterros sanitários ou similar que recebam resíduos sólidos domiciliares urbanos ou rurais, assim como rejeitos no ambiente de igarapés ou rios no município de Manaus.
O PL vai à 2ª Comissão de Constituição, Justiça e Redação. Onze projetos seguiram para sanção do executivo municipal.