Em votação surpresa, a Câmara Municipal de Manaus aprovou o projeto de lei que autoriza a prefeitura a realizar empréstimo de R$ 2,5 bilhões de reais junto a instituições financeiras nacionais ao longo da gestão até 2028.
O PL recebeu 30 votos a favor e 10 contrários nesta terça-feira (25).
De acordo com o texto da mensagem enviada junto ao Projeto, os recursos serão investidos nas áreas de Educação, Saúde, Ambiental, Turismo, Assistência Social, Segurança Pública, Infraestrutura Mobilidade Urbana, Esporte e Lazer, e à Modernização Fazendária.
Durante a sessão, o vereador Rodrigo Guedes (Progressistas), um dos votantes contrários, questionou detalhes da proposta que não exigem transparência sobre a dívida de empréstimo.
Quem saiu em defesa da aprovação do PL foi o vereador Gilmar Nascimento (Avante).
O projeto aprovado cita especificamente investimentos em Infraestrutura urbana; Construção e revitalização de parques; Contenção de processos erosivos, em todas as zonas da cidade; Melhoramento de ramais e vicinais; Desassoreamento de igarapés; Construção de unidades habitacionais populares; Desapropriação para fins de regularização fundiária; Investimentos nas áreas de educação e saúde Construção e reforma de feiras e mercados; Aquisição de equipamentos para modernização fazendária, dentre outros.
Um outro projeto relacionado ao pedido de empréstimo de R$ 145,8 milhões junto ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para melhorias no sistema de segurança tecnológica também tinha solicitação para tramitar em regime de urgência, mas não foi relacionado nesta sessão.
Por Mauricio Max.