Cientistas, pesquisadores e lideranças da sociedade civil da Amazônia enviam carta a Lula em que pedem continuidade das pesquisas para a exploração de petróleo na Foz do Amazonas, na costa do Amapá.
O documento foi encaminhado no sábado (10) por meio do senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), líder do governo no Congresso.
No documento, o grupo defende que toda e qualquer decisão sobre o tema deve seguir critérios técnicos e ambientais, respeitando o licenciamento ambiental e garantindo a participação ativa das comunidades locais.
A carta destaca que a foz do Amazonas possui manguezais e florestas de várzea sensíveis a vazamentos de petróleo, tornando a limpeza de uma possível contaminação extremamente difícil.
O texto aponta ainda a falta de estudos científicos detalhados sobre a região, o que para eles dificulta a avaliação dos impactos da exploração.
O pedido de autorização apresentado pela Petrobras ao Ibama para perfuração de poços exploratórios na Foz do Amazonas ainda está em análise e sem prazo para uma resposta.
A Petrobras busca licença para perfurar na Margem Equatorial, no litoral do Amapá, após um pedido anterior ter sido negado em 2023.
Falhas no plano de pronta resposta em um eventual derramamento de óleo foi um dos pontos apontados pelo IBAMA para negar o pedido de licenciamento ambiental para perfuração na costa brasileira.
Da redação.