Siga nossas redes sociais

Chega a 30 o total de novos medidores de energia com falhas em Manaus

por Clara Toledo Serafini

Chega a 30 o total de novos medidores de energia com falhas em Manaus

O Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas, o Ipem, divulgou na noite dessa segunda-feira (14) a descoberta de mais 24 medidores de energia que apresentaram falhas no sistema que mede a exatidão do consumo. Com isso, chega a 30 o número total de aparelhos que com problemas detectados.

(Foto: Divulgação/Amazonas Energia)

Durante a fiscalização, 1.100 medidores antigos foram vistoriados pelo Ipem. Em alguns casos, com o erro de medição, o valor cobrado chegava a ser o dobro. Nas duas situações o Ipem informou que notificará a concessionária Amazonas Energia por meio de auto de infração. A concessionária terá dez dias para apresentar defesa junto ao órgão, podendo resultar em advertência ou multa.

Questionada pela equipe da BandNews Difusora 93,7 FM, a Amazonas Energia informou que, assim que receber os laudos do Ipem, será feita a avaliação e tratamento conforme a regulamentação vigente.

Entenda o caso

Os novos modelos de medidores (SMC) instalados pela Amazonas Energia também estão sendo fiscalizados pelo Ipem. A implantação destes novos medidores foi suspensa no dia 21 de janeiro deste ano, após Ação Popular contra a concessionária Amazonas Energia, a qual questionava os valores cobrados. Estima-se que mais de 11 mil novos aparelhos tenham sido instalados.

O resultado desta fiscalização específica será divulgado nos próximos dias, o qual vai gerar um laudo individual. Esta inspeção avaliará um ciclo de consumo de 21 dias, de 50 novos medidores instalados pela concessionária em bairros da capital.

Para isso, o Ipem vai comparar os dados informados pelo SMC com medidores padrão do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

A fiscalização realizada pelo Ipem é contínua e pode ser solicitada pelo consumidor por meio da Ouvidoria, pelo número 0800-092-2020, que funciona das 8h às 14h, e pelas redes sociais.

Da redação

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress