Siga nossas redes sociais

Candidatos vivem expectativa para 2º dia de provas do Enem

por Clara Toledo Serafini

 

Reportagem: Liandre Coutinho

Os estudantes avaliam o primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que ocorreu no domingo (05), e as expectativas para o segundo dia de provas marcado para o dia 12 de novembro.

Inicialmente, foram aplicadas as provas de linguagens e ciências humanas, além da redação. Neste ano, o tema foi “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.

A redação precisa obedecer competências como coesão e coerência, e é a única etapa em que o participante pode tirar a nota máxima sem a influência de outras questões. Além disso, a avaliação tem grande impacto na média final do Enem.

Esse é o motivo para a preocupação do vestibulando Renner Martins, que realizou a prova e buscou ficar atento aos detalhes: (Ouça)

Os temas da redação são escolhidos a partir de questões da atualidade, como meio ambiente e educação.

O tema do trabalho de cuidado realizado por mulheres, por exemplo, é essencial para a sociedade, mas não é devidamente remunerado, segundo estudos do Comitê de Oxford para o Alívio da Fome, divulgados em 2020.

O diretor da Faculdade de Letras da UFAM, professor Robert Rosas, afirma que a temática deste ano foi um acerto e é uma oportunidade de testar os participantes. (Ouça)

Além da visão crítica, o aluno Renner relata que acha importante considerar as expectativas da banca de correção. (Ouça)

Nesta edição, o Amazonas seguiu com o maior índice de faltosos pelo terceiro ano consecutivo. Do total de inscritos no estado, 44% não compareceram ao primeiro domingo de provas.

Com a forte chuva que ocorreu na capital, alunos relataram a falta de energia elétrica em alguns locais de prova. Este é o caso da participante Kalliane Bentes. (Ouça)

No segundo dia de provas, os candidatos vão responder às questões de Ciências da Natureza e Matemática.

O gabarito oficial será divulgado no dia 24 de novembro e é importante lembrar que o ENEM utiliza a Teoria da Resposta ao Item (TRI), o que pode gerar uma pontuação diferente para o mesmo número de acertos.

Os resultados vão ser publicados só no próximo ano, no dia 16 de janeiro.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress