Siga nossas redes sociais

Busca ativa a faltosos da vacina é iniciada em Manaus

por Clara Toledo Serafini

Faltosos da 2° Dose

Mais de 30 mil pessoas estão na lista de faltosos da segunda dose da vacina contra a Covid-19, segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Manaus.

O número é o dobro do balanço registrado no fim do mês de julho, que apontava 15 mil ausências. A capital do Amazonas alcançou o público de 18 anos no mês passado.

Para reforçar a imunização, as autoridades tentam entrar em contato através de ligações telefonicas e mensagens via SMS com o público que ainda não completou o esquema vacinal.

A médica infectologista Ana Galdina Mendes alerta que essa falta de imunização pela segunda dose atrasa até mesmo o avanço da campanha para faixas etárias de adolescentes:

“A gente não pode ficar com esse grande número de faltosos da segunda dose, porque isso realmente atrapalha e atrapalha muito essa programação de imunidade coletiva que buscamos. Outra coisa, é para que possamos passar para outras faixas etárias, por exemplo adolescentes, não é possível se não atingirmos a meta daquelas pessoas não vacinadas, não é possível avançar para a próxima faixa etária”, disse a médica.

Já o número de pessoas que não tomaram a primeira dose é de quase 200 mil pessoas.

Para o infectologista e especialista em Saúde Pública, Bernardino Albuquerque, o número elevado ocorre por causa de fake news e pouca comunicação:

“A vacina está sendo oferecida à população. Se as pessoas não estão se vacinando, não é por falta de vacina. As pessoas precisam entender a capacidade de proteção da vacina. Nós estamos vivenciando uma disseminação de falsas informações sobre a vacina e isso realmente está interferindo na decisão das pessoas”, disse o infectologista.

Bernardino afirma que um planejamento mais específico em relação aos pontos de baixa cobertura vacinal na capital pode ser o caminho para solucionar o problema:

“Se eu tenho uma análise de Manaus e defino que em determinado bairro há uma busca baixa pela vacina, devemos trabalhar com esses recortes. E aí sim, vamos até lá tentar saber quais são os motivos. A comunicação tem um papel extremamente importante”, concluiu Bernardino.

O média de vacinação em Manaus fica em torno de 6 mil pessoas imunizadas por dia.

Até o momento, 85 por cento da população adulta da capital amazonense recebeu pelo menos uma dose de imunizantes contra a Covid-19. O número equivale a quase um milhão e duzentas mil pessoas.

Cerca de 380 mil pessoas estão com o esquema vacinal completo em Manaus.

Reportagem: Maurício Max com locução de Gabrielle Moura
Foto: Pixabay

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress