Blindados enviados para a fronteira entre Brasil e Venezuela chegam à Manaus, no Amazonas e devem seguir para Boa Vista, Roraima nos próximos dias.
São trinta e três viaturas sendo dezesseis veículos Blindadas Multitarefa 4×4 modelo LMV-BR, também chamado de Guaicuru.
Os veículos chegaram em duas balsas: a Forte do Presépio (do Exército) e Major-Brigadeiro Rolla (da Força Aérea Brasileira).
Os blindados, comprados em 2019 por R$ 1,5 milhão cada, saíram do sul e centro-oeste do país em dezembro e deverão equipar o 18º Regimento de Cavalaria Mecanizado de Roraima para fortalecer a segurança na fronteira.
O Comboio de blindados seria enviado no segundo semestre deste ano para Roraima, mas o envio foi antecipado devido a tensão política entre a Venezuela e a Guiana, que disputam um território rico em petróleo.
Em Boa Vista Roraima, a unidade do 12° Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, onde ficam os veículos blindados na fronteira norte, está sendo transformada em uma estrutura três vezes maior.
Segundo o Estado-Maior do Exército (EME), o processo de ampliação da unidade começou em 2009 e estava prevista para 2025, mas foi antecipado como resposta a tensão entre Guiana e Venezuela.
Da redação.