AO VIVO

Baixo índice de vacinação coloca AM em alto risco para reintrodução da poliomielite; estado terá campanha de imunização

Baixo índice de vacinação coloca AM em alto risco para reintrodução da poliomielite; estado terá campanha de imunização
Reportagem: Gabrielle Moura

Um alerta é emitido pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) sobre a reintrodução da Poliomielite no estado. Segundo o órgão, desde 2019 o Amazonas vem apresentando queda nos índices de vacinação contra a doença. Há mais de 30 anos o estado não registra casos da doença.

Conforme a FVS, o Ministério da Saúde preconiza que o índice de cobertura vacinal contra a doença esteja em 95%. Atualmente, o estado apresenta cobertura vacinal de 68% do público alvo, o que coloca o Amazonas em alto risco para reintrodução dos casos.

Manaus receberá uma campanha Nacional contra a Poliomielite e de Multivacinação para intensificar a busca por crianças e adolescentes que ainda estão com o calendário básico de vacinação incompleto.

Na capital, a campanha de multivacinação será realizada entre os dias 8 de agosto e 9 de setembro em mais de 170 salas de vacinas em toda a cidade, além dos postos volantes que são casinhas de saúde.

Não será aplicado o imunizante contra a covid-19, somente as vacinas que fazem parte do calendário nacional.

A subsecretária de Gestão da Saúde, Aldenira Souza, explica que a baixa cobertura vacinal está acontecendo em nível nacional por diversas questões, como disseminação de fake news. (Ouça)

Serão 18 imunizantes que compõem o calendário básico, oferecidos para crianças e adolescentes, como fala a gerente de Imunização da Semsa, Isabel Hernandes. (Ouça)

Segundo a Sociedade Brasileira de Imunização (SBI), serão vacinadas contra a pólio as crianças menores de 5 anos. O objetivo é alcançar no mínimo 11,5 milhões de indivíduos nessa faixa etária.

Já para a atualização das vacinas de rotina de forma geral, o público-alvo são os menores de 15 anos. Em ambos os casos, não há necessidade de guardar intervalo em relação à vacina contra a covid-19.

Últimas Notícias