Alguns bairros de Manaus ainda sofrem com a falta de energia elétrica e de água após o apagão que atingiu estados de diversas regiões do Brasil na manhã desta terça-feira (15). Há relatos de falta de luz em pelo menos 18 estados, incluindo o Amazonas.
Em Manaus, o fornecimento de luz foi interrompido por volta das 7h30. Ouvintes da Rádio BandNews Difusora relataram que diversos semáforos deixaram de funcionar causando bastante congestionamento em várias vias da cidade. O serviço de Internet também foi afetado por cerca de 30 minutos.
Em nota, a Amazonas Energia informou que às 07h32, ocorreu um desligamento intempestivo do Linhão de Tucurui, ocasionando blecaute no sistema de Manaus e Interligados, afetando também as cidades de Parintins e Itacoatiara.
Apesar disso, alguns pontos de Manaus não tiveram queda de energia, já que há locais que são abastecidos pela Usina Hidrelétrica de Balbina e termelétricas.
O Operador Nacional do Sistema – NOS – informou um problema no sistema nacional que levou a interrupção no fornecimento de 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil, na manhã desta terça-feira (15). Estados do Sudeste também foram afetados.
A interrupção ocorreu devido a abertura da interligação Norte/Sudeste. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. A recomposição já foi iniciada em todas as regiões, e 6 mil MW já tinha sido recompostos até às 8h16, horário local.
Em nota, o Ministério de Minas e Energia (MME) informou que está trabalhando para que a carga seja plenamente restaurada o mais breve possível.
O Ministro Alexandre Silveira determinou a criação de uma sala de situação e acompanha o processo de retomada, bem como determinou a apuração das causas do incidente.
Abastecimento de água afetado
O serviço de abastecimento de água em Manaus é impactado pela falta de energia ocorrida na manhã desta terça-feira (15).
Segundo a Águas de Manaus, todos os sistemas hidráulicos de distribuição de água da cidade foram desligados e só podem retornar à operação após a energia elétrica ser reestabelecida na capital.
Todas as regiões da cidade podem apresentar oscilações no abastecimento de água durante esta terça-feira.
A previsão é que, após energia ser restabelecida, o serviço de água na cidade entre em normalização gradativa e seja completamente recuperado em até 24 horas.
Em nota, a Agência Reguladora dos Serviços Delegados do Município de Manaus (Ageman) informou que está monitorando a situação.
A agência orienta os usuários a reservarem água até o restabelecimento do serviço.