Siga nossas redes sociais

FVS investiga surto de tipo mais agressivo de malária no interior do Amazonas

por Clara Toledo Serafini

Autoridades de saúde do Amazonas investigam parasita que transmite malária

As autoridades de saúde como a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) investiga o aumento de casos de malária transmitida por um parasita que pode causar a forma mais severa e perigosa da doença, em Carauari, no interior do estado.

No primeiro semestre deste ano, foram registradas 402 pessoas infectadas pela espécie no município enquanto no mesmo período de 2020, o quantitativo era de 29.

O parasita conhecido cientificamente como Plasmodium falciparum causa os índices mais altos de complicações e mortalidade quando comparado com o protozoário que está presente na maioria dos casos de malária notificados pelas autoridades de saúde do estado.

Anualmente, o esperado é que 10% dos casos de malária registrados sejam dessa espécie de protozoário. Em Carauari, no entanto, as infecções pelo parasita representam 33% das notificações confirmadas.

Uma equipe do Departamento de Vigilância e do Laboratório Central de Saúde Pública, o Lacen, estiveram em Carauari, nas últimas semanas para investigar as causas do aumento da presença do parasita.

Até junho deste ano, os municípios que mais registraram casos de malária foram: São Gabriel da Cachoeira, Barcelos e Manaus, respectivamente.

Malária na Zona Rural

O governo alerta que o Amazonas está no período típico de proliferação da doença, que ocorre a partir da vazante dos rios, criando condições para criadouros do mosquito transmissor da malária e aumento de casos.

De janeiro a junho deste ano foram contabilizados cerca de 20.245 casos, contra 28 mil no mesmo período do ano passado. Uma redução de 28%.

Ouça:

Reportagem: Cindy Lopes
Foto: Reprodução

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress