Aulas na Ufam são suspensas em Manaus por causa da greve dos funcionários do transporte coletivo

Posto da PM, câmeras de segurança e iluminação: após vários assaltos, estudantes da UFAM cobram reitoria

As aulas desta terça-feira (15) na Universidade Federal do Amazonas, a Ufam, estão suspensas em Manaus nos períodos da tarde e da noite. O motivo é a paralisação de parte do sistema de transporte coletivo da capital.

O anúncio foi feito no fim da manhã por meio de publicação nos canais digitais da Universidade.

Na nota, assinada pela Administração Superior, a Ufam não detalhou se as aulas serão retomadas normalmente a partir desta quarta-feira (16).

Greve dos Rodoviários

Rodoviários paralisam parte da frota de ônibus em Manaus. A manifestação afeta 30% dos coletivos que circulam na cidade na manhã desta terça-fira, dia 15.

A paralisação foi autorizada por decisão da Justiça e coordenada pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amazonas, o Sinetram. Com menos ônibus nas ruas, passageiros enfrentam veículos lotados e tempo de espera mais longo nas paradas.

Os trabalhadores reivindicam reajuste salarial de 12% e a permanência dos cobradores em parte da frota. Uma das preocupações da categoria é a sobrecarga dos motoristas caso haja retirada definitiva da função.

A Justiça do Trabalho determinou que 70% da frota funcione nos horários de pico e 50% nos demais turnos. Também proibiu bloqueios nas garagens e qualquer ação que impeça o funcionamento do serviço.

Nessa segunda-feira (14), rodoviários protestaram na Câmara Municipal de Manaus, onde uma audiência pública sobre o tema seria realizada, mas foi adiada.

Da redação.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

plugins premium WordPress