Reportagem: Victor Litaiff
Candidatos aprovados que já passaram pelo curso de formação da Polícia Civil e os aprovados nos concursos da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros cobram esclarecimentos sobre não terem sido efetivados ainda, mesmo havendo defasagem de pessoal nas três corporações.
O concurso da Polícia Militar do Amazonas foi realizado em 2021 com vagas para soldados, oficiais e praças.
Já o da Polícia Civil, foi homologado com a lista dos aprovados e o curso de formação foi finalizado em fevereiro de 2023.
O candidato Pedro Cordeiro, que passou por todo o processo, fala que aguarda a efetivação depois de uma espera de seis meses. Ele também comenta que muitos aprovados são de outras cidades e estão em situação de dificuldade devido à falta de definição. (Ouça)
Pedro Cordeiro afirma que os candidatos estão prontos para serem convocados. (Ouça)
Alunos de outros concursos também cobram esclarecimento sobre a convocação dos aprovados. É o caso do candidato Cristiano Meneghtetti, que passou no concurso da Policia Militar. (Ouça)
Cristiano também cobra o cronograma do governo para os aprovados. (Ouça)
Basilio Oliveira, que foi aprovado no concurso do Corpo de Bombeiros, afirma que o efetivo de combatentes no CBMAN está abaixo do ideal e a convocação desses alunos supriria a necessidade. (Ouça)
A situação foi levada ao Ministério Público do Amazonas (MPAM) que abriu um Inquérito Civil para apurar as causas da defasagem de oficiais e praças da Polícia Militar do Amazonas ao longo dos últimos dez anos. O MP considerou que existe falta de policiais também nas cidades do interior do estado.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP) e a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) informam que vão prestar todas as informações necessárias aos órgãos de controle.
A SSP ressaltou que em 2022 o Governo do Amazonas realizou concurso público para a segurança pública, o que não era feito desde 2011, e reforça que está adotando os trâmites legais para o chamamento dos aprovados dentro do prazo previsto.
Uma reunião com o Secretário de Estado de Segurança Pública e o Comandante-Geral da Polícia Militar do Amazonas está marcada para o próximo dia 21, a fim de discutir a previsão de convocação urgente dos aprovados para o Curso de Formação de Praças e Oficiais.