Siga nossas redes sociais

Após 4 casos confirmados e 39 suspeitos, surto de chikungunya é investigado em Tefé

por Clara Toledo Serafini

Após 4 casos confirmados e 39 suspeitos, surto de chikungunya é investigado em Tefé

Um surto de chikungunya é investigado em Tefé pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas após aumento expressivo de casos positivos e suspeitos no interior do estado.

O surto de chikungunya é investigado em Tefé e é apurado após as autoridades confimarem quatro casos da doença, que é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, também transmissor de dengue e zika.

Além disso, outras 39 amostras sorológicas, de suspeitos da infecção, foram coletadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Tefé e estão sendo analisadas no Laboratório Central de Saúde Pública, o Lacen.

As larvas do Aedes aegypti que transmitem a infecção, se reproduzem em criadouros que podem ser facilmente eliminados.

Os sintomas da chikungunya são semelhantes aos de doenças como dengue e Covid-19: febre alta, dor muscular e manchas pelo corpo.

Dengue

Além de lidar com a pandemia de Covid-19, o Amazonas enfrenta ainda o aumento expressivo dos casos de dengue e uma enchente histórica que já afetou mais de 400 mil pessoas.

Cerca de 26 municípios do estado decretaram situação de emergência por causa das inundações, incluindo a capital Manaus.

Devido à subida da águas, os casos notificados de dengue no estado tiveram um aumento de 38% entre janeiro e a metade do mês de maio de 2021, com mais de 7.800 ocorrências registradas. Ouça:

Reportagem: Cindy Lopes
Foto: Reprodução

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress