Em Amaturá, interior do Amazonas, uma equipe técnica da Fundação de Vigilância em Saúde investiga casos da doença de Chagas após o consumo de açaí. No total, 12 casos da doença foram confirmados.
As investigações da equipe técnica detectaram que 34 moradores tinham consumido o suco de açaí, o qual tinha sido produzido artesanalmente na comunidade. Os moradores foram submetidos a exames de sangue, foram revisadas as lâminas já feitas e 22 casos foram descartados. Essa é a primeira vez, em cerca de 18 anos, que Amaturá apresenta casos de doença.
A Chagas é causada por um parasita e transmitida principalmente através do inseto “barbeiro”, que se alimenta de sangue de animais mamíferos. Além do açaí, outros alimentos podem estar envolvidos na transmissão oral do parasita, como frutas, vegetais e respectivas preparações, como suco de cana de açúcar, buriti e bacaba.
A FVS destaca que é importante que sejam seguidas boas práticas de preparo desse alimento, desde a coleta, o processamento em local e com utensílios adequados de forma a garantir práticas de higiene.
Da redação