Siga nossas redes sociais

Após 12 casos de doença de Chagas, equipe da FVS investiga açaí de Amaturá

Em Amaturá, interior do Amazonas, uma equipe técnica da Fundação de Vigilância
Após 12 casos de doença de Chagas, equipe da FVS investiga açaí de Amaturá

Em Amaturá, interior do Amazonas, uma equipe técnica da Fundação de Vigilância em Saúde investiga casos da doença de Chagas após o consumo de açaí. No total, 12 casos da doença foram confirmados.

(Foto: Divulgação/Natanael Maricaua/FVS-RCP)

As investigações da equipe técnica detectaram que 34 moradores tinham consumido o suco de açaí, o qual tinha sido produzido artesanalmente na comunidade. Os moradores foram submetidos a exames de sangue, foram revisadas as lâminas já feitas e 22 casos foram descartados. Essa é a primeira vez, em cerca de 18 anos, que Amaturá apresenta casos de doença.

A Chagas é causada por um parasita e transmitida principalmente através do inseto “barbeiro”, que se alimenta de sangue de animais mamíferos. Além do açaí, outros alimentos podem estar envolvidos na transmissão oral do parasita, como frutas, vegetais e respectivas preparações, como suco de cana de açúcar, buriti e bacaba.

A FVS destaca que é importante que sejam seguidas boas práticas de preparo desse alimento, desde a coleta, o processamento em local e com utensílios adequados de forma a garantir práticas de higiene.

Da redação

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress