Estados da Amazônia reúnem maior índice de desmatamento em Área de Preservação Permanente (APA). Estudo aponta que, a partir de 2008, 26% do desmatamento em imóveis rurais ocorreu em propriedades com reserva legal abaixo da porcentagem mínima estabelecida pelo Código Florestal.
Os dados são do 3º Panorama do Código Florestal, realizado pelo Centro de Sensoriamento Remoto da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Os estados com maior índice foram, por ordem crescente, Rondônia, Acre, Pará, Roraima e Amazonas, todos dentro da Amazônia Legal.
O estudo constatou ainda o aumento dos registros falsos a outras categorias fundiárias, em especial às terras públicas sem destinação, ou seja, terras do Poder Público, para as quais não foi definido o uso.
A área mais crítica é também a Amazônia Legal. Nessa área, as sobreposições aumentaram de 12,4% para 18,3% no último ano, sendo 13.433 registros falsos a unidades de conservação, 2.360 a terras indígenas e 206.495 a terras públicas sem destinação específica.
Da redação.