Siga nossas redes sociais

Amazônia brasileira tem quase 20% dos blocos de petróleo do país, aponta instituto

por Clara Toledo Serafini

A Amazônia brasileira tem cerca de 20% dos blocos de petróleo do Brasil. Os dados são do Instituto Internacional Arayara em parceria com o Observatório do Clima, lançados nessa segunda-feira (24).

A nova ferramenta traz informações detalhadas sobre a exploração de petróleo nos nove países amazônicos: Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela.

O Monitor da Amazônia Livre de Petróleo e Gás permite gerar mapas e planilhas, ao cruzar rapidamente dados sobre país, empresa, fase exploratória, além de informações sobre as localidades.

A região da Amazônia Brasileira possui 451 blocos de petróleo em estudo, em oferta ou já concedidos, de um total de 2.239 existentes em todo o país.

O monitor analisa a presença do setor nos demais países amazônicos. Considerando toda a Amazônia, existem 871 blocos de petróleo, que representam 29% do total de 3.028 projetos dos países pan-amazônicos.

Grande parte desse total (684 blocos ou 78%) ainda está em estudo ou oferta, indicando um evidente avanço dessa indústria sobre a floresta. Nesse quesito, o Brasil é 1º colocado, com 52%. A Bolívia assume a 2ª posição do ranking, com 129 blocos (14,81%), seguida da Colômbia, na 3ª posição, com 104 blocos (11,94%).

Da redação.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress