Por: Tawanne Costa
Os deputados da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) discutiram nessa quinta-feira, 28, sobre os prejuízos ambientais causados pelas queimadas e melhorar a qualidade do ar na região. A poluição causada pelos de incêndios florestais voltou a envolver Manaus e diversas cidades do Amazonas. A qualidade do ar encontra-se em condições extremamente prejudiciais.
Na tribuna, o deputado Delegado Péricles cobrou o apoio do governo federal.
O político afirmou ainda que nesta sexta-feira, 29, será instalado um Comitê de Gerenciamento de Crise de Queimadas. (Ouça)
A queimada urbana é considerada crime ambiental e coloca em risco a vida da população, a segurança dos animais e a destruição da flora.
Na tribuna, o deputado Wilker Barreto (Cidadania), fez cobranças de punições severas para evitar os focos de incêndios. (Ouça)
Na semana passada, o governo do Amazonas decretou situação de emergência Ambiental por causa das queimadas. O decreto abrange 23 municípios.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o estado do Amazonas contabilizou 3.925 focos de incêndio nos primeiros dez dias de setembro, tornando-se o segundo pior mês de setembro desde 2021 em termos de queimadas. No acumulado do ano, o estado já registra um total de 11.736 incêndios.