Uma pesquisa do Serasa aponta que só no Amazonas, mais de um milhão e 45 mil pessoas estão inadimplentes e, em média, estão devendo 3.500 reais. Isso tudo principalmente devido aos efeitos da pandemia que afetaram a vida financeira de muita gente que acabou recorrendo ao crédito para se manter durante o período da crise sanitária.
Em toda a região Norte, são mais de 5 milhões e 45 mil endividados. Segundo a consultora financeira Catharina Sacerdote, sair desse cenário é uma dificuldade que tem que ser encarada a nível governamental e pessoal, em cada família. A especialista ressalta que o número de desempregados interfere na quantidade de endividados, mas aconselha dinamismo para geração de novas fontes de renda. (ouça)
O pintor Alexandre Almeida também faz parte das estatísticas de pessoas endividadas e a perda do emprego durante a pandemia impactou mais ainda a vida dele. (ouça)
No final do ano, o gasto das famílias geralmente é maior por causas das festas de Natal e Ano Novo, mas é preciso ter cuidado para não acabar contraindo novas dívidas. É o que alerta o economista e colunista da BandNews Difusora, Marcus Evangelista. (ouça)
Até o dia 27 de novembro, seis capitais do país, incluindo Manaus, recebem a 26ª edição do Feirão Serasa Limpa Nome que possibilita a renegociação de dívidas com descontos que podem chegar a até 99%.
O valor mínimo de 200 reais a ser quitado para garantir o auxílio pode ser composto por uma ou várias dívidas. Ou seja: o consumidor pode pagar, à vista, apenas uma conta atrasada de 200 reais, duas de 100 ou quatro de 50, e assim sucessivamente.
Serviço
A tenda está localizada no Amazonas Shopping com atendimento das 8 horas da manhã até às oito da noite, sem agendamento. É obrigatório o uso de máscara e a apresentação de um documento oficial com foto. A renegociação pode ser feita somente pela pessoa portadora do documento e da dívida.
Além do atendimento nas tendas físicas, o Feirão Serasa Limpa Nome se estende até 5 de dezembro nos canais digitais oficiais da companhia e em mais de sete mil agências parceiras dos Correios.
Reportagem: Cindy Lopes