Siga nossas redes sociais

Amazonas tem em 15 dias de agosto maior quantidade de focos de queimadas no ano

O mês de agosto, historicamente, tende a registrar um número expressivo de

por Clara Toledo Serafini

Amazonas tem em 15 dias de agosto maior quantidade de focos de queimadas no ano
Reportagem: Cindy Lopes

O mês de agosto, historicamente, tende a registrar um número expressivo de focos de queimadas no Amazonas.

Somente nesta primeira quinzena, o estado teve mais de mil e 200 focos de incêndio, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). A quantidade de ocorrências já é quase total registrado entre janeiro e julho deste ano.

Nos dois últimos anos, agosto teve recorde no número de focos de incêndio. Em 2021, foram cerca de 8.500, o maior registro desde 1998 quando o Inpe passou a fazer o monitoramento. Em 2020, o órgão detectou 8.030, o segundo maior para a série histórica.

O ambientalista Carlos Durigan avalia que a expectativa é de que esse cenário piore nos próximos meses, intensificado pela expansão do desmatamento. (Ouça)

A climatologista Francis Lacerda explica que as consequências das queimadas ao meio ambiente são irreparáveis. (Ouça)

Segundo a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, a terceira fase da operação Tamoiotatá está em andamento desde julho com o objetivo de combater as queimadas e o desmatamento na região.

O titular da pasta, Eduardo Taveira, afirma que mais de 230 mil brigadistas foram enviados para apoiar o Corpo de Bombeiros e as prefeituras nos municípios do sul do estado, além de equipamentos para o combate as queimadas. (Ouça)

No ano passado a operação Tamoiotatá embargou um total de 53 mil hectares de propriedades no sul do Amazonas. Em multas foram mais de 280 milhões de reais.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress