Manaus tem 14 pontos de vacinação neste sábado

Amazonas suspende vacinação de adolescentes sem comorbidades

Amazonas suspende vacinação de adolescentes sem comorbidades
Amazonas suspende vacinação de adolescentes sem comorbidades

Após o Ministério da Saúde revisar a recomendação de vacinação de adolescentes contra a Covid-19, o governo do Amazonas anuncia a suspensão da imunização desse público, com idade entre 12 e 17 anos, que não tem nenhuma comorbidade.

A vacinação será mantida apenas para os adolescentes que apresentam deficiência permanente, comorbidades ou que estejam privados de liberdade, conforme orientação do MS.

A pasta disse que houve a identificação de 1.500 eventos adversos em adolescentes imunizados. Todos eles foram de grau leve. Também foi notificada uma morte de um jovem em São Paulo, mas o caso ainda está sendo investigado para avaliar se a causa foi o imunizante.

Segundo o ministro da Saúde Marcelo Queiroga, houve diversos casos de prefeituras que aplicaram vacinas não autorizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Estados como Rio de Janeiro e São Paulo decidiram manter a vacinação de adolescentes da faixa etária de 12 a 17 anos.

Aqui no Amazonas, apenas adolescentes com comorbidades vacinados com a Pfizer/BioNTech na primeira dose podem seguir com o processo de imunização e completar o ciclo vacinal, procurando os postos para receber a segunda dose.

Até essa quinta-feira (16), foram imunizados na capital mais de 170 mil jovens nessa faixa etária, segundo o vacinômetro da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Ouça:

Reportagem: Cindy Lopes
Foto: Reprodução