Siga nossas redes sociais

Amazonas registra quase 14 mil mortes por doenças cardiovasculares em cinco anos

por Clara Toledo Serafini

Amazonas registra quase 14 mil mortes por doenças cardiovasculares em 5 anos

O infarto e outras doenças cardiovasculares são as que mais matam no Amazonas. Em cinco anos, foram 13.743 casos, com média de sete mortes por dia. As doenças do sistema circulatório podem ser facilmente evitadas. Os dados e informações são da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM).

Amazonas registra quase 14 mil mortes por doenças cardiovasculares em 5 anos

Esta é a Semana Mundial do Coração. Os dias são dedicados para conscientizar à população sobre a importância de prevenir doenças cardiovasculares, que são as que mais matam no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

O presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), Celso Amodeo, explica o porquê da doença fazer tantas vítimas. (ouça)

O cardiologista diz que, em 60% dos casos de infarto, a responsável foi a hipertensão. Quando se trata de Acidente Vascular Cerebral (AVC), o número é ainda maior, 80% dos atestados de óbito mostram que a causa da morte foi a pressão arterial alta. Isso acontece porque 35% da população adulta possui hipertensão arterial, mas apenas metade está em tratamento.

O autônomo Francisco Pereira é hipertenso há 15 anos e conta que para controlar, precisou ter uma mudança radical nos hábitos de vida. (ouça)

Hipertensão, diabetes, colesterol alto e sedentarismo são fatores de risco para as doenças.

Se você está no grupo de risco para doenças cardiovasculares e quer evitar as doenças do coração, as dicas de especialistas são: Pratique atividade física, não fume, saiba os seus níveis de colesterol, adote uma dieta equilibrada, evite o consumo de álcool e evite o excesso de sal.

Reportagem: Guilherme Guedes
Foto: Pexels

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress