A Amazonas Energia é condenada a pagar uma multa de R$ 2 milhões por falha na prestação do serviço no município de Lábrea, ocorrida em 2019.
De acordo com a sentença da Justiça, a concessionária será obrigada a pagar a multa por danos coletivos, além de implantar um gerador de backup para geração de 100% da demanda de energia elétrica no município em casos de colapso no serviço.
Na época, a empresa optou por enviar a peça de substituição por barco e a mesma foi desembarcada, por engano, na cidade de Canutama, o que atrasou ainda mais o reparo do equipamento.
A Defensoria Pública foi a responsável pela ação civil pública que penalizou a Amazonas Energia. Segundo o órgão, a falha na prestação dos serviços trouxe diversos impactos negativos à população.
Moradores relataram queima de aparelhos considerados essenciais, como geladeira e televisão, que impactou no trabalho dos pequenos comerciantes.
Apesar da condenação, a Justiça Estadual não se pronunciou sobre o pedido de tutela de urgência para que o cumprimento da condenação ocorresse dentro de 30 dias úteis a partir da publicação da sentença, o que permite que a empresa recorra da decisão.
Da redação