Reportagem: Victor Litaiff
A empresa Amazonas Energia aponta redução de 40% do roubo de energia com a instalação dos chamados medidores aéreos.
Os dados foram apresentados em coletiva de imprensa realizada na quarta-feira (4) onde a concessionária divulgou análises realizadas em locais onde já estão instalados o Sistema de Medição Centralizada (SMC).
De acordo com a empresa, em cinco bairros onde o sistema já funciona a perda de energia passou de 63,19% para 22,34%.
O Gerente do Departamento de Gestão de Medição o Engenheiro José Augusto Norá afirma que esses dados diminuem os desvios e as perdas de energia, diminuindo os valores da conta de consumo. (Ouça)
Após várias polêmicas e descontentamento dos consumidores, a Concessionária está mais uma vez proibida de instalar os medidores aéreos, dessa vez por força de uma lei municipal aprovada na Câmara Municipal de Manaus (CMM) e sancionada no dia 31 de março.
O Diretor Institucional da Amazonas Energia, Radyr Gomes, fala dessa proibição. Ele ressalta que a concessionária vai combater a Lei com a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica, a ABRADEE, em âmbito federal. (Ouça)
Para Radyr, faltou comunicação da empresa no início das instalações dos medidores. Ele ressalta que a Lei feita pelos vereadores teve como objetivo parar as instalações, mas os medidores foram regulados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem). (Ouça)
Ao todo, 12 bairros já foram contemplados com o novo equipamento SMC, com total de 16 MIL e 251 unidades consumidoras instaladas.
Antes da recente Lei Municipal, outra lei aprovada na Assembleia Legislativa do Amazonas também proibiu a instalação dos novos medidores, mas a lei foi considerada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF).