O Amazonas tem 23 casos notificados de Covid-19 pela variante Delta, considerada uma mutação de preocupação por ser mais transmissível do que as anteriores, o que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a torna mais contagiosa do que a cepa original.
Nessa segunda-feira (27), a Fundação de Vigilância em Saúde confirmou mais um caso da linhagem, identificada em uma mulher, de 23 anos, residente em Manaus, que chegou da Sérvia e Monte Negro, na Europa.
A notificação foi emitida ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) do Ministério da Saúde.
De acordo com a FVS, os sintomas iniciais foram apresentados no dia 29 de agosto; e o exame de RT-PCR foi realizado no dia primeiro de setembro. A paciente recebeu as duas doses da vacina contra a Covid-19, ainda no primeiro semestre e se manteve em isolamento durante o período de transmissão.
Detectada pela primeira vez na Índia, em outubro de 2020, a linhagem já foi registrada em mais de 130 países, conforme divulgado pela OMS.
Autoridades de saúde alertam que a variante Delta tem uma capacidade maior de reduzir a atividade de anticorpos neutralizantes conferidos pela própria Covid-19 e pela vacinação.
Porém, a imunização completa continua sendo a melhor forma de evitar quadros graves da doença, independentemente da variante. Ouça:
Reportagem: Cindy Lopes
Foto: Reprodução