Siga nossas redes sociais

Amazonas adere movimento global pelo fim da violência contra mulheres

por Clara Toledo Serafini

O Amazonas adere o movimento internacional “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”.

A mobilização começou nessa sexta-feira (24) e segue até 10 de dezembro.

A abertura aconteceu nesta sexta-feira (24/11), na quadra poliesportiva do bairro Antônio Aleixo, zona leste de Manaus. O evento reuniu representantes de secretarias do governo do Amazonas e prefeitura de Manaus.

A iniciativa foi promovida pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).

Ao decorrer dos dias, as atividades se desdobram em pontos estratégicos da Região Metropolitana de Manaus, incluindo centros educacionais, avenidas, terminais, maternidades, centros de apoio à mulher e pontos turísticos, além dos serviços disponibilizados pelo Ônibus da Mulher.

O movimento propõe medidas preventivas e de combate à violência, incluindo ações de abordagens, orientação para mulheres em situação de vulnerabilidade, atendimento psicossocial para aquelas que necessitam de apoio emocional e divulgação dos canais de denúncia em casos de agressão, como o Disque 100 e 180.

Além disso, as ações contam com iluminação de espaços públicos para chamar atenção da população, palestras de conscientização, rodas de conversas, exposição de cartazes e distribuição de material informativo.

Uma mulher é vítima de violência a cada quatro horas, conforme dados do boletim da Rede de Observatórios da Segurança. Em 2022, 1.437 mulheres foram vítimas de feminicídio, sendo 61,1% delas negras.

O movimento surgiu a partir de uma iniciativa internacional chamada 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a mulher, iniciada em 1991, em homenagem às irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa, que foram assassinadas, em 25 de novembro de 1960, na República Dominicana. Elas foram violentadas, torturadas e mortas durante a ditadura de Rafael Trujillo.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress