Siga nossas redes sociais

AM vai começar 2024 com plano de combate às queimadas e fumaça, afirma Wilson Lima

por Clara Toledo Serafini

 

Reportagem: Ricardo Chaves

O governador Wilson Lima (UB) vai apresentar uma estratégia de combate a queimadas aos prefeitos do Amazonas para antecipar problemas que possam ocorrer no próximo ano durante o período de estiagem.

A movimentação ocorre após a seca no Amazonas, que acontece de forma sazonal na região, afetar 557 mil pessoas e fazer com que os rios do estado, como o Rio Negro, registrem os menores níveis desde o início das medições.

De acordo com o político, o plano prevê a criação de brigadas de incêndio nos municípios, a formação de bombeiros, além de disponibilizar carros-pipa e estruturas que possam garantir o abastecimento de água.

Para montar o plano o governo estima gastar R$ 25 milhões de reais. Wilson Lima diz que já existe o compromisso do Ministério da Justiça e Segurança Pública de disponibilizar o recurso.

Em declaração concedida à BandNews Difusora FM, o político estima que em 15 dias deverá apresentar o projeto. (Ouça)

Neste ano o governo trabalha com o cenário de o estado enfrentar uma estiagem longa e mais intensa que os anos anteriores.

Wilson Lima diz que o plano deverá ser implementado a partir do ano que vem. (Ouça)

Nessa semana o estado recebeu 2 mil kits de combate a incêndios do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) para reforçar o combate às queimadas.

Nos próximos dias devem iniciar os trabalhos de dragagem no trecho do rio Amazonas, conhecido como Tabocal, próximo a Itacoatiara, por onde passam navios com insumos para a Zona Franca de Manaus.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress