Siga nossas redes sociais

AM tem pelo menos 77 escolas com salas sem ar-condicionado, denuncia sindicato

por Clara Toledo Serafini

 

Reportagem: Eros de Sousa

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam) aciona o Ministério Público após denúncia de falta de ar condicionados em escolas do estado.

Segundo denúncia, que foi realizada primeiramente no site do sindicato e depois sistematizada, 77 escolas da rede de ensino municipal e estadual apresentaram problemas com climatização que vão desde a ausência de ar condicionado, até problemas com fiação elétrica.

Foram 70 de escolas estaduais e 7 de instituições municipais.

A presidente do Sinteam, professora Ana Cristina, afirma que a climatização precária é um assunto sério que afeta diretamente na qualidade de aprendizado dos alunos dessas quase 80 escolas. (Ouça)

Há casos de denúncias em que não há nem mesmo ar condicionado, como nas escolas da zona rural e ribeirinha.

As reclamações vão além, algumas escolas também relataram falta de água potável para consumo e funcionamento dos banheiros.

Ana Cristina também disse que a denúncia já foi formalizada para as secretarias de educação e aguarda soluções definitivas. (Ouça)

Em nota a Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc), disse que é responsável pela manutenção em escolas do estado e que tem procurado reforçar visitas técnicas às unidades de ensino da rede para verificar demandas de reparos, como a manutenção dos condicionadores de ar, sobretudo neste período de temperaturas elevadas. a

A pasta afirma que tem criado um cronograma de atendimento para agilizar os trabalhos.

A Bandnews Difusora também solicitou nota da Secretaria Municipal de Educação (Semed), responsável pela manutenção das escolas municipais, mas até o fim desta reportagem não houve resposta.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress