Siga nossas redes sociais

AM tem mais de 6 mil casos de violência contra crianças e adolescentes em 2021

por Rafael Cardoso Campos

Reportagem: Guilherme Guedes

O número de casos de violência contra crianças e adolescentes no Amazonas chega a 6.222, entre janeiro e setembro de 2021. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM). Em todo o ano passado, o número de denúncias passou de 9.700.

Mais de 6 mil casos de violência contra criança foram denunciados em 2021 (Foto: Reprodução)

Este ano, os municípios de Manacapuru, Itacoatiara, Iranduba, Humaita e Rio Preto Da Eva, além da capital Manaus, concentram o maior número de crimes tendo crianças e adolescentes como vítimas.

São mais de 30 tipos de violência registrados contra crianças e adolescentes. Os principais são de maus tratos, abandono de incapaz ou abandono do lar, ameaça, corrupção de menores e até estupro de vulneravel e homicidio.

O advogado Ariel de Castro explica que os casos devem ser tratados com urgência pelas autoridades policiais e que as crianças tem direito à acompanhamento de especialistas para prevenir ou lidar com as agressões. (Ouça)

Neste ano, em Manaus, foram mais de 5.500 crimes, e no interior foram 659. Manacapuru teve 153 casos. Itacoatiara e Iranduba aparecem logo na segunda posição com 75 ocorrências em cada. Humaita também aparece na lista de alerta em 2021 com 71 casos. E Rio Preto Da Eva teve 45 crimes de violência contra crianças e adolescentes.

Apesar de ainda alto, o número geral revela uma diminuição nos casos deste ano em relação à 2020, com excessão de Itacoatiara que teve 75 casos este ano contra apenas 7 no ano passado.

A maioria das violações é praticada por pessoas próximas ao convívio familiar. Existem sinais que podem identificar violência contra crianças. Como explica a psicóloga Luana Ferraz. (Ouça)

Maus-tratos devem ser denunciados à polícia, por meio dos telefones 190 e 100, e órgãos como os conselhos tutelares.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress