O Amazonas registrou, nos seis primeiros meses deste ano, aumento de 32,2% nos casos de violência doméstica, na comparação com o mesmo período de 2022.
Entre os meses de janeiro e junho deste ano, a Secretaria de Segurança Pública do estado registrou 2.086 ocorrências. Em 2022, foram 1.577.
A delegada Débora Mafra, titular da Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher centro-sul, destaca que os números mostram que muitas mulheres criaram coragem para denunciar:
Nesta segunda-feira (07), a Lei Maria da Penha completa 17 anos desde que entrou em vigor e tornou mais rigorosa a punição para agressões contra a mulher, quando ocorridas no âmbito doméstico e familiar.
A delegada Débora Mafra afirma que desde que a lei entrou no ordenamento jurídico ela trouxe uma inovação muito significativa para as vítimas:
Em Manaus, a Polícia Civil conta com três Delegacias Especializadas em Crimes contra a Mulheres.
A unidade da zona centro-sul está localizada na avenida Mário Ypiranga Monteiro, bairro Parque Dez de Novembro; a Norte/Leste, na avenida Nossa Senhora da Conceição, bairro Cidade de Deus; a Sul/Oeste na rua Desembargador Filismino Soares, bairro Colônia Oliveira Machado.
As ocorrências podem ser registradas em qualquer DECCM, ou na unidade policial mais próxima de onde o fato ocorreu, bem como na Delegacia Virtual (Devir) no site: https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br.
A população também pode denunciar pelo número 181, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), ou pelo 180, da Central de Atendimento à Mulher.