Siga nossas redes sociais

AM registra mais de 3 mil notificações de violência contra mulheres em 2023


Reportagem: Eros de Sousa

A cada duas horas uma mulher sofre algum tipo de violência no Amazonas em 2023. Os dados são da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas –FVS, que contabilizou 3.781 notificações de agressão ao gênero até o último dia 10 de outubro.

A mais comum é a violência física, com 1939, seguida por violência sexual com 3.477 registros e a violência psicológica ou moral com 824 registros.

Das violências sexuais, as maiores ocorrências foram de estupro de vulnerável e assédio sexual. A titular da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (DEECM), Débora Mafra, disse que ameaça às mulheres é o crime mais comum registrado na delegacia. (Ouça)

Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostram que 21 mulheres foram vítimas de feminicídio no amazonas em 2022. No país foram 2.784 casos. É considerado feminicídio quando o assassinato envolve violência doméstica e familiar, menosprezo ou discriminação à condição de mulher da vítima.

Os danos quando não são fatais, causam sérios danos psicológicos nessas mulheres, como explica a psicóloga Jéssica Vieira. (Ouça)

A delegada Débora Mafra conta que as mulheres que sofrerem qualquer tipo de violência devem registar imediatamente uma ocorrência, pois os crimes são passíveis de medida protetiva.

No ano passado a FVS registrou 4.691 casos de violência contra a mulher, sendo a maioria entre mulheres de 10 a 14 anos, o mais comum também foi a violência física, seguida da sexual.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress