Siga nossas redes sociais

AM registra mais de 100 mil tentativas de fraudes em 2023, aponta levantamento

por carlao

Reportagem: Eros de Sousa. 

O Amazonas registrou mais de 100 mil tentativas de fraudes em 2023. Os dados são do Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian.

Uma dessas fraudes aconteceu com a jornalista Ariane Araújo. Ela relata que teve seus dados roubados em uma tentativa de extorsão.(Ouça)

Quando analisada a Região Norte, foram quase 500 mil tentativas de fraudes, sendo as mais comuns com Bancos e Cartões, com quase metade das ocorrências registradas (48%), seguida de Serviços (30%), Financeiras (16%), Varejo (3%) e Telefonia (1%)

O diretor da Serasa Experian, Gustavo Monteiro, explica que as fraudes podem envolver variadas formas de roubo de identidade, causando problemas para a vítima.(Ouça)

O diretor também recomenda um cuidado extra com os dados para empresas que não querem passar por este problema.(Ouça)

As dicas para evitar cair em fraudes são garantir que os documentos, celular e cartões estejam seguros e com senhas fortes para acesso aos aplicativos. Monitorar o seu CPF com frequência para garantir que não foi vítima de qualquer fraude do Pix.

Sempre desconfiar de ofertas de produtos e serviços, como viagens, com preços muito abaixo do mercado e claro sempre estar atento a links suspeitos.

Ao todo foram quase 10 milhões de tentativas de fraudes durante todo o ano passado no Brasil.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress