AO VIVO

AM já contabiliza 22 casos de Ômicron, segundo a SES. Autoridades sanitárias monitoram possíveis novos casos

Amazonas já contabiliza 22 casos de Ômicron, segundo a SES. Autoridades sanitárias monitoram possíveis novos casos.

As cinco pessoas que tiveram contato com a paciente infectada pela variante Ômicron, do coronavírus, em Manaus, estão sendo monitoradas pela prefeitura.

 Amazonas já contabiliza 22 casos de Ômicron, segundo a SES. Autoridades sanitárias monitoram possíveis novos casos.
Foto: Agência Brasil;

Além dessas, o serviço de telemonitoramento da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) segue em contato com 99 possíveis casos notificados nas barreiras sanitárias montadas no aeroporto, porto e rodoviária, nos seis primeiros dias de 2022, e as pessoas próximas a elas, que estão sendo identificadas para que sejam monitoradas.

Segundo a prefeitura, o telemonitoramento da Semsa acompanhou, em 2021, mais de 186 mil pessoas entre notificadas e contactantes.

Durante o mês de dezembro, foram realizados 25 acompanhamentos de casos confirmados de Covid-19 em Manaus.

A médica infectologista Silvana de Lima explica como funciona o telemonitoramento. (ouça)

As barreiras sanitárias são fundamentais para identificar e monitorar casos suspeitos do coronavírus, como destaca o enfermeiro Douglas Porto. (ouça)

A equipe do telemonitoramento é formada por médicos, enfermeiros e cirurgiões-dentistas, além de bióloga, assistente social, fisioterapeuta e pessoal de apoio administrativo, todos treinados a partir do Programa de Educação Continuada, desenvolvido dentro do próprio sistema.

Durante o monitoramento, as pessoas recebem orientações para o isolamento, como por exemplo ficar em casa por ao menos 14 dias após a data da última exposição ao caso confirmado ou suspeito; utilizar máscaras de proteção, mesmo em ambiente doméstico; se possível, permanecer em quarto individual e bem ventilado, entre outras.

Reportagem: João Felipe Serrão com a voz de Cindy Lopes

Últimas Notícias