Siga nossas redes sociais

AM está entre oito estados fora da zona de alerta de ocupação de UTI para covid

Após enfrentar um pico de casos de Covid-19 em janeiro deste ano,

por Clara Toledo Serafini

AM está entre oito estados fora da zona de alerta de ocupação de UTI para covid
Reportagem: Cindy Lopes

Após enfrentar um pico de casos de Covid-19 em janeiro deste ano, o Amazonas é um dos oito estados do país fora da zona de alerta em relação à ocupação de leitos de UTI para Covid-19 destinados a adultos no Sistema Único de Saúde (SUS). É o que aponta Nota Técnica divulgada nessa quarta-feira (16) pelo Observatório Covid-19 Fiocruz.

(Foto: Divulgação/Rodrigo Santos/SES-AM)

Atualmente, o Amazonas tem 54% dos leitos de UTI Covid ocupados, mas, até no final do mês passado chegou a ter a média de 80%. Dois grandes hospitais da capital chegaram a quase 100% de ocupação.

Segundo a Fundação de Vigilância em Saúde do Estado (FVS-AM), o número de pacientes internados em UTI reduziu em 34% na comparação com o dia 30 de janeiro.

Para o epidemiologista da Fiocruz, Jesem Orellana, o estado vive um momento de desaceleração da pandemia, no entanto, não se pode ignorar a violenta transmissão comunitária que ocorreu no Amazonas no início deste ano. (Ouça)

Além do Amazonas, estão fora da zona de alerta os estados do Amapá (44%), Maranhão (47%), Ceará (59%), Paraíba (59%), Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Conforme dados do boletim epidemiológico da FVS dessa quarta-feira (16), Manaus tem 179 pacientes internados, sendo 88 em leitos clínicos e 90 em UTI. A maioria das hospitalizações é de não vacinados ou esquema vacinal atrasado.

O infectologista Nelson Barbosa alerta que pessoas não vacinadas podem abrir brechas para o aparecimento de novas cepas do coronavírus. (Ouça)

Considerando o novo quadro da pandemia no Amazonas, nesta semana o Governo do Estado anunciou novas medidas de flexibilização, entre elas, a ampliação da capacidade de público em eventos sociais e pagos. O limite é 50% da capacidade do local com, no máximo, mil pessoas. Antes o limite permitido era de 200 pessoas.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress