AM continua a registrar internações de crianças em decorrência da covid-19

AM continua a registrar internações de crianças em decorrência da covid-19

Reportagem: Gabrielle Moura

Chega a 17 o número de crianças internadas com covid-19 no Amazonas, segundo a Fundação de Vigilância em Saúde, FVS. Os dados são do último dia 9 de fevereiro.

(Foto: Reprodução/Rovena Rosa/Agência Brasil)

Do número de internados, nove são crianças do grupo etário de menores de 1 ano de idade, sete são do grupo etário de 1 a 4 anos e um do grupo etário de 5 a 11 anos, totalizando 17 crianças confirmadas para Covid-19 internadas em leitos clínicos e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) das redes pública e particular de saúde em Manaus.

Como forma de reverter este quadro a vacinação contra a doença em crianças segue acontecendo na capital. Mais de 50 mil crianças já foram imunizadas, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, SEMSA.

A pequena Angela Almeida já está vacinada contra a doença. (Ouça)

Na semana passada a prefeitura abriu para o público de 12 a 17 anos com alto grau de imunossupressão para receber a terceira dose da vacina contra a Covid-19.

A titular da Semsa, Shádia Fraxe fala da segurança das vacinas. (Ouça)

Nesta semana começam as aulas presenciais na capital e de acordo com o governo do Amazonas e Prefeitura o passaporte de vacina para crianças e adolescentes não será obrigatório.

Órgãos de saúde alertam que é preciso seguir com o uso da máscara de proteção facial, manter a distância entre as pessoas, lavagens das mãos com água e sabão ou a utilização de álcool em gel e a adesão à imunização realizada na Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, são as recomendações consideradas fundamentais no controle da circulação do vírus, que continua presente no Estado.