Alternativa de muitas famílias, ovo bate recorde negativo nos preços

Alternativa de muitas famílias, ovo bate recorde negativo nos preços

Reportagem: Clara Toledo

A alta dos alimentos, especialmente na proteína animal, tornou o ovo se tornou um grande aliado do brasileiro na hora de compor a alimentação. No entanto, o valor do ovo também subiu. Desde o ano passado, tem sido registrado um aumento expressivo dos valores da cartela, que em menos de um ano foi de R$ 11 para R$25.

(Foto: Reprodução/Internet)

Carolina Costa, moradora do bairro Cidade Nova, na zona Norte da capital, vai com frequência ao mercado e foi surpreendida com o valor da cartela. (Ouça)

A pesquisa do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada registrou recorde histórico no preço dos ovos nesta semana de março. O valor é o mais alto já registrado desde o início da pesquisa, em 2013. Os preços, segundo o levantamento, são influenciados pela demanda crescente.

Matheus Menezes é dono de um mercado em Manaus. Segundo ele, a cartela de ovos parou de ser opção de compra dos consumidores em seu empreendimento e aponta a alta dos valores como principal causa. (Ouça)

A vice-presidente do Conselho Regional de Economia Amazonas, Denise Kassama, explica alguns fatores que influenciam no preço final que chega ao consumidor. De acordo com a economista, a expectativa para os próximos meses não é positiva. (Ouça)

O conflito da Ucrânia pode ainda ser outro fator que influeciará no valor dos ovos no próximo bimestre, uma vez que o milho faz parte da cadeia de produção do ovo e ele é cotado em dolar.