Siga nossas redes sociais

“A educação te permite compreender as violências que você sofre” diz líder indígena Vanda Witoto

por carlao

Em entrevista à BandNews Difusora, a líder indígena e coordenadora do Movimento dos Estudantes Indígenas do Amazonas (Meiam), Vanda Witoto, falou sobre os desafios que enfrentou e ainda enfrenta como mulher indígena na sociedade, na universidade e na política.

A entrevista é parte da Campanha “Elas Têm o Poder” em homenagem às mulheres e foi conduzida pelos jornalistas Dhyene Brissow e Rafael Campos.

Vanda, que está concluindo o curso de pedagogia na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), compartilhou parte da sua história, de abusos sofridos e demais dificuldades até a compreensão sobre a importância de reafirmar sua identidade indígena e ocupar espaços de poder visando a proteção dos povos originários.

Vanda deixou o território indígena com 16 anos e trabalhou em casas de família para poder estudar – situação que ainda é vivida hoje por muitos jovens indígenas. Nesse período quase não tinha contato com a sua família e sofreu tentativas de abusos por parte de seus patrões.

“A partir desse acesso à educação que eu pude compreender um pouco o que eu estava vivenciando, as violências que eu estava passando, porque sofri vários assédios que eu só fui entender essas tentativas de abuso sexual mesmo, por parte de alguns patrões meus, por filhos de patrões meus”, disse.

Vanda relatou que só veio entender que havia sofrido abusos já na universidade com 27 anos. “Porque a educação te permite compreender as violências que você sofre. Porque quando você não tem acesso a informação sobre o que é a violência você naturaliza”, explicou.

Também foi na universidade que Vanda entendeu a importância de se reafirmar como indígena e também de ocupar espaços de poder, o que a motivou a lutar por esses espaços inclusive disputando as eleições em 2022, quando alcançou a votação mais expressiva já alcançada por uma mulher indígena no Amazonas (25,5 mil votos).

A entrevista completa você confere no YouTube da BandNews Difusora:

Elas Têm o Poder

A Campanha “Elas Têm o Poder” é uma programação especial do grupo Rede Difusora de Rádio voltada às mulheres. Durante todo o mês de março estão sendo realizadas entrevistas, homenagens, debates, reportagens e podcasts sobre o poder que a mulher tem para mudar os locais em que estão inseridas e os desafios que ELAS ainda enfrentam na atualidade.

Parceiros

A Campanha “Elas Têm o Poder” é realizada com muita honra pela Rede Difusora do Amazonas e tem o apoio do Grupo ATEM, Empresa Tectoy, Irmãos Lima Atacadista, Governo do Amazonas e Apa Móveis.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress