📌Na última quinta-feira (24), o Governo Federal destinou 1,17 bilhão para construção de 249 escolas quilombolas e indígenas. O anúncio foi feito durante o lançamento da Política Nacional de Educação Escolar Indígena nos Territórios Etnoeducacionais (PNEEI/TEE)
📌 “O Governo tem se esforçado para retomar políticas, programas e ações importantes para a educação escolar indígena”, destacou Gersem Baniwa, professor e membro do Fórum Nacional de Educação Escolas Indígena (FNEEI).
📌 Entre as políticas mencionadas está criação de territórios etnoeducacionais, formação de professores indígenas, produção de material didático específico e programa de bolsa.
📌O Governo aproveitou a ocasião para lançar um Grupo de Trabalho (GT) que trabalhe na criação de Universidades Indígenas.
📌Gersem Baniwa, afirmou que mesmo com avanços, ainda é preciso criar uma Secretaria de Educação Escolar Indígena dentro do MEC.
📌”Nossa solicitação é, carinhosamente, a garantia de recursos financeiros e orçamentários para que o MEC possa continuar tornando nossos sonhos em realidade”, concluiu o professor.
Confira:
Em meio a tarifaço de Trump, BBX Mineração anuncia descoberta de terras raras no Amazonas
📌A Sedecti recebeu nesta quinta-feira (25), representantes da empresa, que buscam viabilizar estrutura industrial e exportar material encontrado em Apuí.
📌 A movimentação acende um alerta após o encarregado de negócios da embaixada americana, Gabriel Escobar, reafirmar interesse do Governo Trump nos minerais brasileiros, como terras raras, lítio, nióbio e cobre.
📌O recado é mais uma peça no tabuleiro da tensão geopolítica diante do tarifaço de 50% sob produtos brasileiros, que entra em vigor em 1° de agosto.
Confira:
Os assuntos foram abordados na coluna da jornalista Rosiene Carvalho, no jornal BandNews Amazônia 2ª edição desta sexta-feira (25).