A BR-319 é liberada após interdição total de cinco horas para obras no local da ponte sobre o Rio Curuçá no km 23.
A interdição, segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), ocorreu entre 5h e 10h desta terça-feira (13). Durante o período não foi possível atravessar o trecho e os motoristas precisaram aguardar mais de cinco horas para retomar viagem pela estrada.
Segundo o superintendente regional do DNIT, Orlando Fanaia, a interdição total foi necessária para possibilitar a retirada da balsa fixa que faz a travessia temporária para a passagem das vigas metálicas da nova ponte.
Após a passagem das vigas, a balsa foi novamente fixada para travessia de veículos e pedestres. A previsão do DNIT é que a nova estrutura sobre o Rio Curuça fique pronta até setembro. Já a ponte sobre o Autaz Mirim deve ser concluída até dezembro deste ano.
Segundo Fanaia, as obras enfrentaram atrasos por conta de problemas com a empresa contratada inicialmente, que não conseguiu avançar no cronograma. Após a substituição da prestadora de serviços, os trabalhos foram retomados com novo planejamento e prazos.
A ponte sobre o Rio Curuça, na BR-319, desabou em 28 de setembro de 2022, deixando cinco mortos e vários feridos. O desabamento ocorreu porque o vão central da ponte cedeu, segundo o DNIT. Dez dias depois, desabou a ponte sobre o rio Autaz Mirim, sem registro de feridos.
Por Dhyene Brissow