Siga nossas redes sociais

Manaus recolhe mensalmente pelo menos 18 mil pneus descartados nas ruas

Em 2022, Manaus continua sendo uma das cidades que mais descartam pneus

por Clara Toledo Serafini

Reportagem: João Felipe Serrão

Em 2022, Manaus continua sendo uma das cidades que mais descartam pneus no Brasil. Segundo a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), uma média de 18 mil pneus são recolhidos das ruas da cidade mensalmente.

Feitos em borracha, derivados de petróleo e diversos produtos químicos, esses materiais levam cerca de 600 anos para se decompor na natureza, sendo necessária uma destinação especial.

Mas não é bem o que se tem visto pelas avenidas da capital amazonense. E o impacto desse descarte incorreto não fica restrito ao meio ambiente. (Ouça)

O relato é do ouvinte da BandNews Difusora, Emílio Cavalcante, que também cobra uma fiscalização mais dura para a situação.

Emílio tem razão quando relaciona os casos de dengue com os pneus jogados de forma inadequada pelas ruas.

De acordo com o chefe da Divisão de Controle de Doenças de Transmissão Vetorial da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Alciles Comape, esse material é um dos lares favoritos do mosquito Aedes Aegypti. (Ouça)

Em janeiro deste ano, foi sancionada uma lei no Amazonas que obriga os estabelecimentos que comercializam pneus novos ou usados a dar a destinação ambiental correta a pneus inutilizáveis.

Para isso, existem os Pontos de Entrega Voluntária, que também atendem às diretrizes da Lei da Logística Reversa, por meio do Programa de Reciclagem da Indústria Nacional de Pneus (Reciclanip).

Alciles Comape destaca o risco epidemiológico que esses emborrachados podem representar. (Ouça)

Até o fim de 2021, Manaus teve mais de 855 MIL veículos cadastrados no Detran, uma média de um veículo para 2,6 habitantes. O número expressa a dimensão da quantidade necessária de pneus para atender essa demanda.

Ainda assim, a capital não conta com uma estrutura adequada para reciclar e reutilizar o material, sendo necessário recolher e encaminhar para cidades que podem realizar esse serviço.

Em julho, quatro carretas com quase cinquenta toneladas de pneus coletados em Manaus foram mandados para a Região Metropolitana de Curitiba, no Paraná, onde acontece a reciclagem.

O presidente da Associação Brasileira de Empresas de Reciclagem de Pneus Inservíveis (ABIDIP), Ricardo Alipio, explica as outras funções em que esses materiais podem ser utilizados. (Ouça)

O número estimado de pneus produzidos por dia, em todo o mundo, é de aproximadamente 2 milhões de unidades.

No Brasil, são produzidos cerca de 40 milhões de pneus por ano.

Quem tiver pneus para destinar, pode fazer o descarte por meio do Ponto de Entrega Voluntária (PEV), situado na estrada de Puraquequara, zona Leste de Manaus.

A Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) também realiza o serviço de recolhimento desse material através do Disk Limpeza, pelos números (92) 98401-2542 e 98842-1276.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress