Siga nossas redes sociais

80% das delegacias do interior do Amazonas não possuem internet, segundo dados da SSP-AM

por Clara Toledo Serafini

De 124 unidades policiais do interior do Amazonas, apenas 28 possuem internet

De 124 unidades policiais do interior do Amazonas, apenas 28 possuem internet. Um número expressivo que chega a representar 80% do total, os dados são da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

Ouça este conteúdo:

A informação revela um problema que dificulta o registro de boletins de ocorrência e também do estado possuir indicadores fiéis a realidade de cada município, como por exemplo a quantidade da população carcerária em cada cidade.

Em Jutaí, cidade da calha do Médio Solimões, o pescador Francisco Ramos, diz que a falta de estrutura e de internet dificulta o atendimento a população. (ouça)

Para o especialista em Segurança Pública, Coronel Walter Cruz, os dados revelam a ausência de um programa para a área (ouça)

Uma parceria da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas e do Ministério da Justiça e Segurança Pública deve tirar as delegacias e batalhões policiais do isolamento de comunicação no interior do estado.

A implantação de links de internet é um dos benefícios alcançados pelo governo estadual com a adesão ao Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, feita pela SSP-AM.

A plataforma oferece diversas soluções tecnológicas aos órgãos do sistema de segurança.

Para funcionar no interior, serão instalados links de internet em 63 delegacias de Polícia Civil e 37 unidades da Polícia Militar.

O chefe do Departamento de Tecnologia da pasta, delegado Bruno Hitotuzi, avalia que os kits com internet, devem chegar nos próximos dois meses as unidades policiais. (ouça)

A adesão ao Sistema Nacional também deve fazer com que o Amazonas tenha um maior controle da quantidade de presos. (ouça)

O convênio com prevê a implantação de três programas o de Procedimentos Policiais Eletrônicos (PPE), que serve para o registro de Boletins de Ocorrência (BOs); a Central de Atendimento e Despacho, que possibilita o gerenciamento das ligações aos números emergenciais 190 e 193; e o InfoSeg, que é um banco de dados nacional com informações sobre foragidos da Justiça, veículos roubados e furtados, assim como armas de fogo.

Reportagem: Ricardo Chaves
Foto: Divulgação/SSP-AM

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress