AM registra fechamento de 4 mil empresas no primeiro quadrimestre de 2021

Quatro mil empresas fecharam as portas nos primeiros quatro meses de 2021 no AM

Reportagem: Cindy Lopes

Fechamento de empresas cresce 52% no Amazonas no primeiro quadrimestre de 2021 na comparação com o mesmo período do ano passado.

Quatro mil empresas fecharam no Amazonas entre os meses de maio e agosto deste ano, o que representa um aumento de 52% em relação ao mesmo período de 2020, quando 2.600 empreendimentos encerraram as atividades.

AM registra fechamento de 4 mil empresas no primeiro quadrimestre de 2021
Foto: Agência Brasil

Os dados são do boletim Mapa de Empresas, do Ministério da Economia.

Apesar disso, o estado registrou a abertura de 16.300 empresas no segundo quadrimestre do ano, 20,7% a mais que a quantidade aberta em 2020, quando o estado vivia a primeira onda da pandemia do coronavírus.

O colunista de economia da BandNews Difusora FM, Marcus Evangelista, diz que os empreendimentos abertos nesse período representaram um salto ainda pequeno na economia. (ouça)

Além do crescimento na abertura de empresas, gradualmente positivo dos números de 2021, o tempo médio para abertura de uma empresa no Amazonas caiu.

Os dados da plataforma Governo Digital mostram que o prazo agora é de pouco mais de 30 horas, enquanto no ano passado, a média era de mais de dois dias, facilitando o processo burocrático para quem quer empreender.

No entanto, o advogado empresarial Felipe Denki alerta que é preciso ter cautela, principalmente porque o custo para empreender no país ainda é alto. (ouça)

Em agosto, foi instituído o Sistema Nacional de Garantias de Crédito (SNGC), que tem como objetivo facilitar o acesso de microempresas e empresas de pequeno porte ao crédito simplificado. De acordo com o Governo Federal, o novo sistema vai estimular a competição bancária, a eficiência do mercado e proporcionar maior acesso ao crédito, além de contribuir para a retomada da economia.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email