As temperaturas mais quentes fizeram a produção de condicionadores de ar do Polo Industrial de Manaus (PIM) registrarem recorde histórico no Brasil.
Segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), foram mais de 5 milhões e trezentas mil unidades de condicionadores de ar do tipo split.
Com isso, o Brasil agora ocupa a segunda posição entre os maiores fabricantes do produto no planeta, atrás apenas da China.
A informação foi divulgada durante coletiva de imprensa pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin.
A alta na demanda chama atenção e indica preocupação com o aumento das temperaturas.
No chamado verão amazônico, o ar-condicionado é um importante aliado para enfrentar variações climáticas que podem chegar a 40C.
O técnico de Tecnologia da Informação, Vitor Lins, comprou um aparelho recentemente e considera o item como essencial para o clima manauara.
Em todo o país, as vendas de aparelhos da linha branca, da qual fazem parte fogões, máquinas de lavar e geladeiras, também cresceram 17%, passando de 13,3 milhões, em 2023, para 15,6 milhões no ano passado.
Segundo o presidente da Eletros, Jorge Nascimento, a meta é ampliar em 2025.
Até 2027, a Eletros estima R$ 5 bilhões em investimento para novos negócios do setor de eletrodomésticos e eletroeletrônicos e ampliação de indústrias já existentes.
Por Tawanne Costa.