Siga nossas redes sociais

Wilson Lima defende conversa com governo federal, mas não descarta ir à Justiça por competitividade da ZFM

O governador do Amazonas, Wilson Lima, afirma que, se necessário, vai mais
Wilson Lima defende conversa com governo federal, mas não descarta ir à Justiça por competitividade da ZFM

O governador do Amazonas, Wilson Lima, afirma que, se necessário, vai mais uma vez acionar a Justiça para garantir a competitividade da Zona Franca de Manaus. A declaração é reação à fala do vice-presidente da República e Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, que disse que a próxima meta do governo é acabar com o IPI, o Imposto sobre Produtos Industrializados.

A declaração de Wilson foi feita nessa quarta-feira (18) em Manaus, durante evento de renovação do convênio que garante o passe-livre estudantil. (Ouça)

Wilson afirmou que mantém conversas com o governo federal sobre a situação do IPI, principal imposto no pacote de incentivos que mantém a competitividade do Polo Industrial de Manaus.

O governador disse que teve rápido diálogo com Alckmin e que o vice-presidente garantiu que não tomará nenhuma decisão sem consultar o Estado do Amazonas.

A declaração de Geraldo Alckmin sobre pôr fim ao IPI foi dada na segunda-feira (16), em encontro com empresários do ramo industrial na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Wilson Lima afirma que a medida acabaria com Zona Franca. Entidades ligadas à industrial local se posicionaram da mesma forma e solicitaram audiência com Fernando Haddad, ministro da Fazenda, para tratar do tema.

Essa é mais uma polêmica em torno do IPI, principal incentivo fiscal da ZFM. Em 2022, o então Governo Bolsonaro editou decretos que reduziam a alíquota do IPI em todo o Brasil, sem excetuar os produtos fabricados na ZFM. O Amazonas conseguiu suspender os efeitos dos decretos após decisão do Ministro Alexandre de Moraes, do STF, graças a ações do partido Solidariedade e do Governo do Amazonas.

Da redação

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress