A onze meses de assumir ou não o Governo do Amazonas, a depender do futuro político de Wilson Lima (UB), Tadeu de Souza (Avante) defendeu que o estado está disposto a cumprir todas as condicionantes ambientais necessárias para a execução das obras de pavimentação da BR-319.
A fala ocorreu durante reunião do Conselho Deliberativo (Condel) da Sudam.
Nessa quinta-feira, 10, o vice-governador participou como conselheiro e representante do Governo do Amazonas:
O vice-governador reiterou que a BR-319 é essencial para minimizar os impactos de estiagens extremas, tanto para o bem-estar das pessoas como para a economia.
Os debates do Condel foram presididos pelo secretário-executivo do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MDR), Valder Ribeiro de Moura.
A 30ª reunião do Condel foi marcada pela aprovação da criação do Comitê Regional das Instituições Financeiras Federais da Amazônia Legal (Coriff); da consulta pública para os Fundos Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) e de Desenvolvimento da Amazônia (FDA) para 2026; e da programação de 2025 do Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia (PRDA).
Na reunião, ficou definido que a Sudam irá criar um calendário de debates específicos em torno da BR-319, priorizando a escuta de instituições amazonenses. Uma carta de apoio à exploração da Margem Equatorial também foi aprovada.