Siga nossas redes sociais

Vereadores apostam que renovação na CMM será menor em relação a eleições anteriores

Reportagem: Ricardo Chaves

Colaboração: Clara Toledo

 

Após o resultado eleitoral de 2020, 23 vereadores não conseguiram a reeleição. A derrota representou uma renovação de 56% da composição da Casa Legislativa. Para o pleito municipal deste ano, que irá definir um novo quadro na Câmara Municipal de Manaus (CMM), os atuais parlamentares avaliam que o resultado pode elevar ou manter a média, principalmente devido às mudanças na legislação eleitoral.

Para o presidente da Câmara Municipal de Manaus, Caio André, as novas regras e a composição eleitoral não devem influenciar em uma grande renovação:(Ouça)

Na avaliação do vereador Marcelo Serafim (PSB), que chegou a ser líder do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), na Casa Legislativa, e hoje é um dos principais nomes da oposição, a eleição deste ano poderá registrar o maior índice de reeleição:(Ouça)

Dos eleitos da atual legislatura, 37 se mantêm no cargo. Amom Mandel (Cidadania) foi eleito deputado federal, e Wanderley Monteiro conquistou um mandato na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Dois vereadores também foram cassados, Antônio Peixoto e Sandro Maia, e, no lugar deles, assumiram os cargos Gilmar Nascimento e Isaac Tayah.

Para o pesquisador Afrânio Soares, do Instituto Action, a média de renovação na CMM poderá ficar abaixo dos 50%:(Ouça)

O primeiro turno das disputas municipais ocorre no dia 6 de outubro. Disputam uma das 41 vagas na CMM cerca de 832 candidatos a vereador, divididos em partidos políticos e federações partidárias.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress