Cerca de 3,4 toneladas de alimentos irregulares foram apreendidos em estabelecimento localizado no conjunto Parque das Nações, no bairro Flores, na zona centro-sul de Manaus, nessa terça-feira, em operação realizada pela Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf).
Alimentos lácteos e cárneos, como queijo, muçarela, presunto, mortadela e linguiça calabresa possuíam selos de inspeção falsificados e alguns estavam fora do prazo de validade.
No local, foram flagrados nove funcionários fatiando e reembalando os produtos em um espaço improvisado dentro de uma câmara frigorífica desativada.
O dono do estabelecimento que não tem teve o nome divulgado assumiu o fatiamento irregular e a falsificação do selo de inspeção, mas negou que os produtos vencidos tinham como destino o consumidor final.
Os fiscais lacraram os equipamentos e lavraram o auto de infração.
O proprietário do estabelecimento tem o prazo de 30 dias para fazer sua defesa.
Além dos produtos lácteos e cárneos, os fiscais da Adaf também apreenderam 33,5 mil etiquetas falsificadas que seriam utilizadas para reembalar os produtos irregulares.
Qualquer cidadão pode encaminhar à Adaf denúncias relacionadas ao processamento de alimentos de origem animal pelos telefones (92) 99138-4073 e (92) 99380-9174.
Da redação.