Reportagem: Tawanne Costa
Durante encontro com o Ministro do Turismo, Carlos Brito, em Manaus o superintendente da Zona Franca, Algacir Polsin pediu que o Polo Industrial seja inserido como produto de desenvolvimento do setor de turismo no Amazonas.
A fala ocorreu durante coletiva de imprensa nessa terça-feira, 27, e chama atenção em meio a ataques ao modelo industrial do estado, feitos pelo Governo Federal sobre a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).
Polsin destacou a mineração sustentável e a bioeconomia na região. (Ouça)
Em reposta ao pedido do superintendente, o ministro sinalizou que a parceria será avaliada. (Ouça)
Carlos Brito chegou a defender, no discurso, a preservação da floresta amazônica para fomento do setor e disse que o estado tem capacidade de se tornar mais um polo da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo-Embratur. O órgão é a principal referência na promoção internacional do Brasil, com trabalho de atração dos mais de 6 milhões de visitantes estrangeiros ao ano.
No Amazonas o segmento já faturou 32 milhões de reais no primeiro semestre de 2022.
Segundo o presidente da Amazonastur, Gustavo Sampaio, o turismo de pesca foi um dos responsáveis pelo crescimento do setor. (Ouça)
De acordo com o órgão estadual, os investimentos em 2022 foram os maiores nos últimos quatro anos, correspondendo a um aumento de 23,6%.